Descubra o melhor de si...

Marisa Videira - Psicóloga & Terapeuta-Transpessoal

Psicóloga & Terapeuta-Transpessoal

Marisa Videira

A minha paixão pela Psicologia surge deste meu enorme fascínio pela compreensão da mente humana, pelo prazer que encontro sempre que mergulho no universo das emoções de cada pessoa através do estabelecimento de uma relação verdadeiramente empática, na qual visto a pele do outro, procurando conduzi-lo à descoberta dos seus próprios recursos para enfrentar as dificuldades, o sofrimento, e desenvolver novas competências de gestão emocional, de conflitos e de stress, bem como a aquisição de aptidões que promovem mudanças relacionais benéficas..

Formei-me em Psicologia Clínica na área de Psicologia Dinâmica, posteriormente procurei alargar os meus conhecimentos, investindo no estudo da Psicoterapia Cognitivo Comportamental e posteriormente na área da Psicoterapia Transpessoal. Atualmente estou a estudar e a adquirir conhecimentos sobre as técnicas especiais necessárias na Terapia para Bebés.

Como posso ajudar

O meu grande objetivo é promover o bem-estar psicológico, bem como o crescimento pessoal dos meus pacientes, de modo a poder responder de forma válida e eficaz a diversas problemáticas existentes no domínio psicológico, proporcionando aos pacientes um atendimento personalizado e especializado na área da Psicologia Clínica e também da Psicologia Transpessoal

Psicoterapia

A Psicoterapia pode ser definida como uma estratégia de intervenção utilizada por Psicólogos Clínicos.

Psicoterapia Transpessoal

A Psicologia Transpessoal caracteriza-se por estudar o ser humano numa perspetiva integral e holística, considerando-o nos seus aspetos biológicos, psicológicos, sociais e espirituais.

Intervenção com Crianças

Acompanhamento psicológico e psicoterapia individual da criança.

Intervenção com Adolescentes

Acompanhamento psicológico e psicoterapia individual do adolescente.

Intervenção com Adultos

Acompanhamento psicológico e psicoterapia individual do adulto.

Desenvolvimento Pessoal

Caminhar rumo à autonomia e independência é um processo que requer muitas vezes um apoio especializado que o guie neste percurso de autoconhecimento e descoberta do seu enorme potencial.

Testemunhos

"Fui vítima de violência doméstica durante 25 anos... O meu processo terapêutico foi muito importante para a minha reconstrução pessoal, sessão após sessão fui adquirindo uma verdadeira compreensão das minhas feridas emocionais, angústias, saindo cada vez mais fortalecida... Comecei a ver e a acreditar nas minhas capacidades/competências e recuperei a minha autoestima. Com o apoio e acompanhamento psicológico da Dra. Marisa passei de vítima a sobrevivente e tornei-me uma pessoa livre e alegre. Agradeço à Dra. Marisa todo o trabalho que fez comigo. E como nada é por acaso... as nossas vidas tinham que se cruzar. Bem Haja!"
Maria Sol
“ Amei o meu processo terapêutico. Hoje sou uma pessoa bem diferente, libertei-me da raiva e resolvi grande parte dos problemas que tinha. O que mais adorei foi a Terapia Transpessoal. Aconselho vivamente a experimentarem uma Sessão de Terapia Transpessoal que poderá desbloquear medos, raiva interna... e ser reveladora do vosso potencial... Obrigado por tudo Marisa”
Diogo Martins
" Através do meu processo terapêutico consegui conhecer-me melhor, compreender a minha história de vida e a influência das minhas feridas emocionais nas minhas atitudes... e a partir daí iniciei o meu processo de transformação..."Agradeço à Dra. Marisa todo o trabalho que fez comigo. E como nada é por acaso... as nossas vidas tinham que se cruzar. Bem Haja!"
Ana Silva
" A terapia ajudou-me a compreender a influência de todas as experiências que vivi na minha maneira de ver o mundo e permitiu-me curar as minhas feridas, libertar-me da raiva, da mágoa e finalmente viver em paz comigo e com os outros"
Isabel Pereira
" Após alguns meses de Psicoterapia consegui finalmente me libertar da tristeza, das obcessões e compulsões que tanto me perturbavam... Agora sinto que estou em paz e harmonia comigo e posso finalmente focar-me no meu processo evolutivo."
Beatriz Caetano

Psicoterapia

O que é a Psicoterapia?

Este processo terapêutico tem por objetivo, não só a resolução dos problemas/sofrimento psicológicos apresentados pelo paciente, mas também a promoção do seu autoconhecimento conduzindo-o ao seu desenvolvimento/crescimento pessoal.

Como funciona a Psicoterapia/Consulta Psicológica?

O meu grande objetivo é promover o bem-estar psicológico, bem como o crescimento pessoal dos meus pacientes, de modo a poder responder de forma válida e eficaz às diversas problemáticas existentes no domínio psicológico, proporcionando aos pacientes um atendimento personalizado e especializado na área da Psicologia.

Para iniciar um processo psicoterapêutico basta marcar uma consulta inicial. Nessa consulta terá a oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas pessoalmente.

O processo psicoterapêutico visa facilitar o movimento natural da vida, criar oportunidade para que a pessoa tenha um maior conhecimento/esclarecimento do seu funcionamento interno.

O envolvimento num espaço contentor e confidencial de partilha e reflexão promove, não só o trabalho das emoções, mas também, o crescimento interior da pessoa na relação com o seu mundo e com os que o rodeiam.

Exemplos de problemas específicos:

  • Crises de vida
  • Problemas do âmbito profissional
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Perturbação obsessivo-compulsiva
  • Fobias e Medos
  • Ajustamento à doença (por exemplo a Doenças Crónicas)
  • Perturbações Alimentares (Anorexia e Bulimia)
  • Divórcio
  • Luto
  • Desenvolvimento/Crescimento Pessoal e reorganização de projetos de vida

Psicoterapia Transpessoal

O que é a Psicoterapia Transpessoal?

A Psicologia Transpessoal caracteriza-se por estudar o ser humano numa perspetiva integral e holística, considerando-o nos seus aspetos biológicos, psicológicos, sociais e espirituais. O homem, no transpessoal, é o herdeiro de uma evolução que está inscrita no seu ADN, dotando-o de um conjunto de instintos e de comportamentos inatos que são relevantes na compreensão do seu estar e do seu agir. 

É igualmente dotado de uma mente, resultante quer da sociedade em que vive, que molda comportamentos, formas de pensar e de reagir emocionalmente, quer da família onde cresceu, que o impregnou das características individuais de cada um dos seus elementos, moldando-o com as suas crenças, os seus padrões emocionais dominantes, as suas formas de agir no mundo, criando um todo único, que pensa e se move com autonomia. Mas este ser, herdeiro da natureza, da família e da sociedade, tem, no Transpessoal, uma consciência que é a manifestação da sua filiação espiritual, uma essência que transcende a natureza, a família e a sociedade, e que lhe inspira valores, inspiração à beleza, ao amor incondicional

O reconhecimento desta dimensão espiritual do homem, que, muitas vezes, o tende a levar para além das limitações da natureza que o habita, da família que o marca e da sociedade que o circunscreve, permite descobrir um universo de exploração psicológica, ausente nas grandes correntes psicológicas anteriores, relevante tanto para compreender a saúde quanto a doença, e que alargou o espectro da compreensão psicológica do homem, integrando na psicologia a espiritualidade.

O que pode esperar deste processo?

Através da Psicoterapia pretende-se ajudar o paciente a lidar com as suas dificuldades e problemas, a saber observar (de uma perspetiva diferente) e analisar os seus comportamentos, pensamentos e sentimentos em situações problemáticas através da otimização dos seus próprios recursos, promovendo o desenvolvimento de competências para lidar com as situações que se vão deparando na sua vida de um modo mais adaptativo e funcional.

Intervenção em Crianças

Acompanhamento psicológico e psicoterapia individual da criança.

A infância é o período do desenvolvimento humano marcado por mais etapas e desafios ao crescimento. Neste percurso que ocorre a um ritmo alucinante, existem diversos obstáculos, que exigem da criança uma capacidade adaptativa, para a qual, muitas vezes, não está preparada. Por este motivo deparamo-nos, várias vezes, com problemáticas infantis sentidas e identificadas, sobretudo, na interação com as pessoas que as rodeiam: os pais, a família, os educadores, os amigos/colegas.

Este é um percurso de crescimento partilhado, entre filhos e pais, no qual estes últimos também se deparam com as suas próprias limitações, inseguranças e constrangimentos, confrontando-se com a necessidade de ajuda nesta tarefa de enorme responsabilidade que vai para além do educar e amar…

Neste crescer partilhado com o seu filho saiba que pode contar com uma aliada na interpretação das dificuldades e reorganização da comunicação familiar de forma a promover um crescimento saudável e equilibrado.

É igualmente dotado de uma mente, resultante quer da sociedade em que vive, que molda comportamentos, formas de pensar e de reagir emocionalmente, quer da família onde cresceu, que o impregnou das características individuais de cada um dos seus elementos, moldando-o com as suas crenças, os seus padrões emocionais dominantes, as suas formas de agir no mundo, criando um todo único, que pensa e se move com autonomia. Mas este ser, herdeiro da natureza, da família e da sociedade, tem, no Transpessoal, uma consciência que é a manifestação da sua filiação espiritual, uma essência que transcende a natureza, a família e a sociedade, e que lhe inspira valores, inspiração à beleza, ao amor incondicional

Ludoterapia

A Ludoterapia (Psicoterapia pelo brincar) é um processo terapêutico utilizado com crianças.

As crianças têm uma maneira muito especial de se expressarem e é através do brincar, do jogo, dos desenhos que a criança vai exteriorizando as suas emoções e os seus sentimentos e vivencia os seus medos e angústias.

A Ludoterapia tem como característica fundamental a profunda aceitação da criança, sejam quais forem os seus sentimentos, preocupações ou necessidades por ela apresentadas no processo terapêutico.

A Psicóloga oferece um espaço seguro e acolhedor para que a criança possa desenvolver o seu potencial intelectual, emocional e criativo, onde pode elaborar os seus medos e conflitos.

Áreas de Intervenção

Sintomatologia:
  • Dificuldades na alimentação
  • Dificuldades no sono
  • Comportamentos disruptivos
  • Dificuldade na integração com os colegas
  • Fobias, medos e ansiedades generalizadas
  • Recusa ao brincar
  • Descontrolo dos esfincteres (enurese-urina nas cuecas; encoprese-evacua nas cuecas)
  • Atrasos significativos nas aquisições escolares, na marcha ou na fala
  • Ansiedade aos testes
  • Desmotivação
  • Fobia escolar
  • Hiperactividade
  • Dislexia, Disgrafia, Disortografia, Discalculia
  • Divórcio/separação dos pais
  • Nascimento de irmãos/ciúmes
  • Mentiras e furtos na infância
  • Situações traumáticas

Intervenção em Adolescentes

Acompanhamento psicológico e psicoterapia individual do adolescente.

A adolescência é uma etapa da vida extremamente difícil, marcada por conflitos e contradições, os quais estão relacionados com o facto do adolescente deixar de ser criança, mas ainda não estar preparado para ser adulto. Este percurso, marcado por profundas transformações, quer ao nível físico, com todas as mudanças sentidas no seu corpo, quer ao nível emocional, com as diversas alterações vividas nas suas relações com os pais e grupo de amigos/pares. Ao longo desta fase surgem inúmeras situações de grande tensão e conflito psíquico, sendo normal que o adolescente se sinta confuso e angustiado, pensando, muitas vezes, que ninguém o entende, sentindo-se só e incapaz de decidir o seu futuro.

Neste “maremoto” diário, com mudanças incontroláveis mas necessárias ao processo de crescimento do adolescente, conte com uma terapeuta atenta e sensível a todas estas dificuldades e angústias para promover o crescimento saudável e harmonioso deste ser tão especial para si.

A Psicoterapia é um modelo de intervenção que permite melhorar a qualidade de vida do adolescente, ou seja, ajudá-lo a lidar com as suas dificuldades/problemas através da otimização dos seus próprios recursos e promovendo o desenvolvimento de competências que lhe permitam lidar com as situações de vida/problemáticas de um modo mais adaptativo e funcional.

A finalidade principal da Psicoterapia é promover o bem-estar psicológico e a autonomia pessoal no confronto com as dificuldades que o adolescente se depara, adquirindo uma melhor perceção dos outros e de si próprio.

Áreas de Intervenção

Sintomatologia:
  • Perturbações de comportamento
  • Comportamentos de risco
  • Medos, fobias, ansiedade
  • Depressão, tristeza, apatia
  • Perturbações do comportamento alimentar (Anorexia, Bulimia, Obesidade)
  • Problemas associados ao desenvolvimento corporal e autoimagem
  • Problemas de integração social/escolar
  • Dificuldades escolares
  • Dificuldades de relacionamento
  • Conflitos familiares
  • Problemas de mutilação e suicidários
  • Perturbações psicossomáticas
  • Dúvidas relativamente às escolhas para o futuro

Intervenção Com Adultos

Jovens adultos

Ser jovem adulto é semelhante ao sentimento de “estar em cima do muro” que separa a adolescência da adultícia. No entanto, a descida do muro é necessária e inevitável, mas muitas vezes acompanhada de vertigens, angústias e receios. Socialmente é exigido ao jovem adulto o estar preparado para a vida, levando-o a assumir como sua esta exigência. Este processo difícil de mudança/transformação é, geralmente, acompanhado por uma grande pressão social e familiar em encontrar uma saída profissional que lhe promova a autonomia e independência económica. Todas estas vivências despoletam um turbilhão de emoções dificeís de gerir neste momento de decisão de descida do muro.

A partilha da intimidade com os outros, os relacionamentos amorosos, as amizades e as relações familiares são também àreas de grandes mudanças.

Nesta fase surge a emergência do término do processo de “quem sou e para onde vou”.

Por tudo isto, este momento desafiante de “dar o salto” para “descer o muro” torna-se extremamente  difícil e assustador pelo que é, muitas vezes, necessário contar com alguém que lhe dê a mão e o ajude no seu “mergulho interno” do autoconhecimento, ajudando-o no processo de descoberta das suas capacidades, talentos e competências para ultrapassar as turbulências e prosseguir o seu caminho de crescimento pessoal.

Adultos

Acompanhamento psicológico e psicoterapia individual do adulto.

Na vida adulta, experienciamos um conjunto de papéis e de exigências, que obrigam a um exercício de difícil equilibrismo, na corda bamba que é a vida. Integrar os diversos dinamismos da vida familiar, profissional, afetiva, com o nosso projeto pessoal é, uma tarefa árdua, que emerge, geralmente, questões sobre quem somos e para onde queremos ir.

Neste processo, surgem naturalmente momentos de impasse, nos quais percebemos que os recursos que acumulámos, ao longo do nosso crescimento, para enfrentar as dificuldades da vida, não são suficientes para lidar com as problemáticas do momento. Consequentemente, a forma de sentir, de pensar e de nos relacionarmos com o outro pode, por diversos motivos, revelar-se ineficaz, bloqueando a harmonia e o bem-estar psíquico.

Através da Psicoterapia pretende-se conduzir o paciente a uma melhor compreensão de si, promovendo o autoconhecimento e a transformação interna. Partindo do estabelecimento de uma relação de confiança, segura e do sentimento de esperança criados pelo paciente e terapeuta, vai-se instalando uma mudança progressiva, diminuindo o mal-estar sentido. Assim, este processo terapêutico permitirá que se liberte do sofrimento que o aprisiona, retomando o seu percurso de desenvolvimento/crescimento pessoal.

Áreas de Intervenção

Sintomatologia:
  • Depressão/ Tristeza
  • Ansiedade/ Stresse
  • Medos/Fobias
  • Dor/Doenças crónicas
  • Perturbações do comportamento alimentar
  • Perturbações do sono
  • Sexualidade
  • Fase de transição de vida (casamento, mudança de emprego)
  • Luto e perda
  • Problemas profissionais
  • Separação/divórcio
  • Comportamentos aditivos (álcool, substâncias, jogo)
  • Situações de crise (pessoal, familiar, profissional)
  • Desenvolvimento e reorganização de projetos de vida
  • Desenvolvimento pessoal e autoconhecimento

Seniores

Na fase de envelhecimento é normal surgirem sentimentos de tristeza, ansiedade, solidão, desamparo, medo, frustração e impotência face a si próprio e ao auxílio dos outros. Estes sentimentos que aumentam a cada dia, tornam a vida “um fardo” difícil de suportar, ferindo e mutilando a esperança de quem os sente.

Através da Psicoterapia os seniores podem descobrir um novo significado para o seu sentir, um sentido para a vida e para o momento presente, ajudando a elaborar o passado e as perdas, numa viagem relacional (paciente-terapeuta) que levará à redução de sintomas depressivos e do isolamento social, prevenindo a redução de capacidades cognitivas e, consequentemente, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida.

Se o tempo envelhecer o seu corpo mas não envelhecer a sua emoção, você será sempre feliz” (Augusto Cury)

Porque o que transparece, tornando-se mais percetível a todos, é a leveza do espírito e não o peso da idade.

Desenvolvimento Pessoal e Otimização de Recursos

Todos gostamos de estar na nossa “zona de conforto”, pelo que a tendência para evitar o desafio é uma constante. Logo, só a ideia de sair da “zona de conforto” nos assusta e é necessária bastante coragem para nos submetermos a um processo de desenvolvimento/crescimento pessoal.

A decisão de iniciar um processo psicoterapêutico, por si só, já é um grande passo pois significa que se está a dar oportunidade de ser mais feliz.

É frequente as pessoas demorarem algum tempo a perceber que é um processo que lhes permite compreender quem são, perceber quais são as suas limitações e, realmente, fazer algo em relação a elas. Grande parte das pessoas procura apenas “alívio”. Quando percebem que vão ser desafiadas, mas também apoiadas, muitas pessoas sentem-se tentadas a fugir ou fogem mesmo.

Geralmente, o processo de crescimento pessoal decorre de forma gradual, com muitos saltos para o desconhecido. Estes pequenos, grandes saltos rumo à independência e autodeterminação, podem ser dolorosos e exigem coragem, mas garantidamente que valem a pena.

Tendo em conta as dificuldades que implicam crescer, caminhar rumo à autonomia e independência, este é um processo que requer muitas vezes um apoio especializado para que se sinta acompanhado e apoiado nesta aventura, ajudando-o neste percurso de autoconhecimento e descoberta do seu enorme potencial.

Assumir a responsabilidade pela sua própria vida é condição crucial para a mudança. Ainda que os outros possam ter contribuído para a sua condição atual, você é o grande responsável pelo seu presente e tem o poder de criar a vida dos seus sonhos.

Todos temos o potencial para atingir os nossos objetivos, mas para os alcançar é necessário assumir que é a partir da nossa transformação pessoal que a mudança acontece.

Neste processo de crescimento o passo crucial é o desenvolvimento da nossa própria identidade, tornarmo-nos quem realmente somos. É preciso ter coragem para nos tornarmos no melhor de nós, mas é este ato de coragem que nos torna o personagem principal no palco das nossas vidas.

Consultas

Na 1ª consulta, a psicóloga procurará avaliar e compreender quais são as grandes preocupações do paciente, identificando as possíveis áreas problemáticas da sua vida para se definir uma estratégia de intervenção adequada.

Em parceria com o cliente a psicóloga irá pensar e identificar o que será mais benéfico e útil na sua situação. Nesta altura será possível perceber se há ou não a necessidade/vontade de um acompanhamento psicoterapêutico. Se se revelar o mais indicado para o paciente, na 2ª consulta e seguintes, o paciente vai ser convidado a explorar e a pensar, de forma segura, as suas dificuldades, problemas e causas de sofrimento, permitindo-lhe visualizar a possibilidade de ocorrerem mudanças positivas e duradouras na sua vida.

Para que o processo psicoterapêutico seja possível é fundamental o estabelecimento de uma relação empática, de respeito mútuo e que transmita segurança e confiança, entre a Psicóloga e o paciente. A relação terapêutica é uma relação de ajuda, de apoio e de compreensão. O envolvimento num espaço contentor e confidencial de partilha e reflexão promove, não só o trabalho das emoções, mas também, o crescimento interior da pessoa na relação com o seu mundo e com os que o rodeiam.

Tratando-se de um processo gradual no qual se pretende que ocorram mudanças de orientação, sentido e aprofundamento da qualidade de vida do cliente, a sua duração difere de pessoa para pessoa.

Preços

O preço das consultas/sessões é combinado com a psicóloga aquando da marcação da mesma, sendo praticados preços low-cost, de modo a dar apoio às pessoas que realmente necessitam desta ajuda e não têm como pagar os valores que geralmente são cobrados .

A duração das consultas de Psicologia varia de 50-90 minutos consoante o decorrer do processo terapêutico e da própria sessão.

A duração das consultas de Psicoterapia Transpessoal varia de 120-150 minutos consoante o decorrer da sessão terapêutica.

Privacidade e Sigilo Profissional

Os serviços de Psicologia Clínica – avaliações e/ou Consultas – são regidos pela Ética e Deontologia Profissionais, assim como pela total isenção e respeito pela individualidade de cada pessoa.

O meu exercício profissional é regido pelas normas e princípios éticos e deontológicos do Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses        

2- Privacidade e Confidencialidade

Os/as psicólogos/as têm a obrigação de assegurar a manutenção da privacidade e confidencialidade de toda a informação a respeito do seu cliente, obtida direta ou indiretamente, incluindo a existência da própria relação, e de conhecer as situações específicas em que a confidencialidade apresenta algumas limitações éticas ou legais.

Encontre o seu equilíbrio harmonia de coração, mente, corpo e alma

Contacto

Contacte-me

Conte comigo para o ajudar a mergulhar no seu interior e a descobrir o melhor de si. Inicie a maior viagem da sua vida – a viagem da autodescoberta, onde irá desenvolver as suas competências pessoais para lidar com as adversidades e permitir que atinja o tão desejado equilíbrio emocional, psicológico, físico e espiritual.

Estou disponível para o esclarecer sobre qualquer dúvida… seja sobre os serviços prestados, locais de atendimento, consultas …

Formulário de Contacto

Preencha o formulário e entrarei em contacto consigo.

Contact Form